terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

 OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR


A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio "Laranjeiras" tem por objetivo possibilitar ao educando condições para o desenvolvimento de valores e conhecimentos necessários ao exercício consciente da cidadania. Garantindo sua preparação e orientação básica para o mundo do trabalho e o desenvolvimento das competências, para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica. Tendo em vista a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos visando:

● Ao desenvolvimento de suas potencialidades para a sua auto realização;

● Propiciar um ambiente para integrar alunos, professores e funcionários numa comunidade viva e significativa;

● Possibilitar que todos os envolvidos no processo escolar adquiram condições para expressarem conceitos corretos de cidadania;

● Criar alternativas de aprendizagem para desenvolver competências de observação, de reflexão, de crítica sobre a realidade existencial;

● Proporcionar aos alunos possibilidades de um aprendizado seguro mostrando-lhes as diversas áreas do saber;

● Conduzir os alunos pelos caminhos do saber dirimindo as dúvidas que forem surgindo;

● Proporcionar condições para que os alunos expressem suas qualidades nos campos artísticos e do pensamento filosófico e científico;

● Contribuir para a formação de profissionais capazes de utilizar seus conhecimentos para a produção de novos campos de trabalho;
● Envolver os membros da comunidade escolar nos setores pertinentes a cada grupo.
 
Coerente com estes objetivos cita-se (WERNECK, 1998, P.57):
 
Se nós retirarmos muitas coisas inúteis de um programa, acabamos de ganhar enormes espaços para inserir coisas úteis. Não estamos acabando com o estudo, nem acabando com os programas e seus objetivos, estamos propondo uma transformação com qualidade e utilidade.
 
● Propiciar a formação de cidadãos autônomos. Críticos e solidários, cuja característica principal seja a capacidade de argumentação sólida em sua formação buscando sintonia entre o agir e o falar;
 
● Oferecer ensino público de qualidade à comunidade, propiciando condições para uma apresentação significativa, atualizada e eficaz preparando alunos reflexivos e éticos que interajam positivamente no espaço manifestado por cada aluno por meio da expressão do seu saber, seus interesses e suas necessidades;
● Assegurar os princípios filosóficos, políticos, metodológicos e avaliativos inseridos no Projeto Pedagógico da escola;
 
● Definir coletivamente os aspectos relevantes no que diz respeito à visão do mundo, homem, e ambiente social contextualizando tais ideias à prática metodológica e didática.
 
● Promover espaços de reflexão permanente em seus diferentes aspectos sociais e culturais.
 
● Promover aulas que contribuíam para que o aluno possa construir conhecimentos sendo o sujeito de seu desenvolvimento cognitivo, intervindo e transformando de maneira positiva a sociedade;
 
● Conscientizar os participantes da comunidade escolar da necessidade de se resgatar valores morais, cívicos e humanitários vivenciando tais valores na prática educativa, em todo ambiente escolar, familiar e comunitário.
 
● Integrar mais a comunidade à equipe escolar, na rotina da escola, buscando o desenvolvimento pleno de todos os envolvidos no processo educativo.
 
● Integrar mais a comunidade à equipe escolar, na rotina da escola, buscando o desenvolvimento pleno de todos os envolvidos no processo educativo.
 
 
● Observar e garantir o artigo 62 da Resolução do CEE nº . 1.286 quanto à organização das classes ou turmas.
● Reconhecer a importância da inclusão na construção da cidadania;
● Diagnosticar o perfil dos alunos da Instituição de Ensino.
● Valorizar os profissionais desta instituição e promover a integração (confraternização);
● Instituir provão semestral como sistema de avaliação, no sentido de melhorar a qualidade de ensino.
● Promover eventos culturais garantindo a atividade como letiva diária;
● Proporcionar o acesso ao conhecimento historicamente produzido;
● Confrontar e sistematizar os conhecimentos que o aluno traz para a sala de aula com os conhecimentos científicos que o aluno traz para a sala de aula com os conhecimentos científicos, já elaborados visando a (re) construção desses conhecimentos.
● Proporcionar e potencializar o desenvolvimento do aluno das suas capacidades cognitivas, afetivas, emocionais e motoras através do processo ensino-aprendizagem;
● Possibilitar situações educacionais de produção e socialização de conhecimentos para que o aluno sinta-se sujeito do processo de construção da cidadania;
●  Proporcionar informações e conhecimentos para que os alunos tenhas condições de conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio cultural, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos, grupos e nações;
● Estabelecer relações sócio-democráticos no processo ensino-aprendizagem, possibilitando uma ação social autônoma na relação e conveniência cotidiana na escola e na sociedade;

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